terça-feira, 12 de outubro de 2010

TEXTO 4 ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL

CRISTIANE MARANGON
CONSULTORIA: MARIA VIRGÍNIA GASTALDI, DO INSTITUTO AVISA LÁ, EM
SÃO PAULO; SILVANA AUGUSTO, DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO
VERA CRUZ, EM SÃO PAULO; E ROSEMEIRE BRAIT, DA ESCOLA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO INFANTIL INÊS DOS RAMOS, EM SÃO CAETANO DO SUL (SP)
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
De 30 a 40 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
relatos e uma caixa para guardá-los, caderno ou gravador.
Fotos ou objetos relacionados aos
OBJETIVOS>
organizada as próprias experiências e despertar
o interesse em ouvir os colegas.
Contar de forma cada vez mais
As crianças vão falar de suas experiências
pessoais, como os passeios de férias, os encontros
com familiares, as brincadeiras com animais de
estimação e acontecimentos marcantes. Organize a
turma sentada em roda e explique como será a atividade.
Deixe à disposição dos pequenos materiais que ajudem
a organizar as lembranças e tragam mais detalhes
das experiências. Defina com a turma quantos dias
da semana serão utilizados para o trabalho. Providencie
um caderno ou um gravador para que as crianças possam
rever seus relatos, fazer acréscimos ou reorganizá-los.
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
De 10 a 15 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades ou biblioteca.
MATERIAL>
Livros, fantasias e fantoches.
OBJETIVOS>
o respeito pela fala do outro; e o discurso narrativo.
Desenvolver a criatividade;
Organize as crianças sentadas em roda e comece
contando uma história que elas conheçam bem.
Pode ser um conto ou uma fábula. Repentinamente,
pare e peça a elas que continuem, sendo fiéis
ao texto ou inventando. Deixe-as contar até um
determinado trecho e retome lendo a história
original. É possível também inverter a ordem
pedindo que os pequenos contem ou criem
o início. Deixe fantoches e fantasias à disposição
para a atividade ficar mais interessante.
IDADE>
5 anos.
TEMPO>
Variável.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
filmadora, fita de vídeo, cartolina, canetas ou lápis,
lápis de cor ou canetas hidrocor.
Livros, filmes, informativos, TV,
OBJETIVOS>
aprender procedimentos de pesquisa, como seleção
de informações e síntese; elaborar roteiros; e organizar
uma apresentação oral para informar o novo
conhecimento para outras turmas.
Interação entre apresentadores e platéia;
Escolha um assunto de interesse da turma
ou apresente vários para que a garotada eleja um.
Separe materiais como livros, filmes e artigos
de imprensa e reserve alguns dias para os alunos
pesquisarem. Mostre o texto para aqueles que ainda
não sabem ler convencionalmente, leia para eles
ou peça aos que já são leitores que façam esse papel.
Fotos e ilustrações também são de grande ajuda.
Depois, prepare uma situação na qual os pequenos
conversem com pessoas mais experientes. Os adultos
não precisam ter uma relação direta com o assunto
que está sendo estudado, pois o foco, nesse momento,
é apenas desenvolver a comunicação. Reúna todos
em uma roda e converse sobre a experiência vivida.
Planeje com as crianças a apresentação oral do que
foi estudado e elabore um cronograma de trabalho –
que inclui a preparação de roteiros e ilustrações
para apoiar essa comunicação verbal. Enquanto uns
expõem, os demais pensam em perguntas para fazer.
Organize momentos de avaliação com a sala toda.
Essa estratégia é útil para identificar o que está
faltando e novas pesquisas podem ser necessárias.
Dê mais um tempo para isso e prepare novas rodadas
de apresentação, dessa vez gravadas em vídeo.
Reúna a classe e pergunte se alguém percebeu algum
problema nas filmagens e o que se pode fazer para
melhorar. Na hora do desfecho, pergunte à turma:
“Onde será a apresentação?”, “Como será a disposição
dos apresentadores para que todos possam vê-los
e ouvi-los?”, “Onde ficarão os ouvintes?”, “Haverá
textos e ilustrações de apoio?” Por fim, elabore
coletivamente os cartazes e convites para o evento
e marque a data. Este projeto dura até quatro meses.
EDUCAÇÃO
INFANTIL
NOVA ESCOLA
INFANTIL
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NOVA ESCOLA
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KARINE BASILIO PAPERCHASE
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
De cinco a dez minutos por dia.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
fotos e objetos relacionados às experiências diárias.
Caderno, caneta ou lápis, cola ou fita adesiva,
OBJETIVOS>
com escritos, fotos e outros objetos.
Elaborar relatos e construir um diário
Ao fim de cada dia, reúna as crianças para falar sobre
as coisas mais marcantes que cada uma viveu na escola.
Anote as falas em um caderno e cole lembranças que
apóiem esses relatos, como fotografias, embalagem
de algum lanche que foi dividido entre os colegas ou
um desenho feito em grupo. Depois das duas primeiras
semanas, as crianças podem levar o diário para casa, uma
por vez, para contar à família as aventuras do dia-a-dia na
escola. Esta atividade pode se estender pelo ano todo.
IDADE>
5 anos.
TEMPO>
De 30 a 40 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades e pátio.
MATERIAL>
Fantasias, maquiagem e adereços.
OBJETIVOS>
e interagir com os colegas.
Desenvolver a expressão corporal; desinibir;
Para esta atividade, as crianças precisam já ter ouvido muitas histórias
e saber de cor as falas dos personagens. Escolha algumas bem conhecidas
e oriente a turma para se dividir em grupos, de acordo com as histórias
que cada uma deseja encenar. As próprias crianças se encarregam de dividir
os papéis, pois, com essa idade, já têm autonomia para isso. Durante um
tempo, você vai enfatizar a fala e a entonação de cada personagem
e outros aspectos importantes em um teatro, como a expressão corporal
e a desinibição. Com essa parte resolvida, já é possível pensar no vestuário,
nos adereços e no cenário. As crianças ensaiam um pouco a cada dia para
se apresentarem no pátio da escola para as outras turmas.
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
De 20 a 40 minutos por dia.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
tapete, almofadas, gravador e fitas cassete.
Livros ou histórias memorizadas,
OBJETIVOS>
fita cassete com as narrativas favoritas
do grupo para presentear as turmas de
crianças menores; conhecer e apreciar
textos literários; e falar das preferências
e dos sentidos do texto.
Recontar histórias; gravar uma
O primeiro passo é selecionar as histórias
que você vai ler ou contar para sua turma.
Elas devem despertar ou manter nos
ouvintes o interesse e o prazer em escutálas.
Na hora da leitura, organize a turma
de maneira que todos possam escutá-lo
e enxergar as ilustrações, se houver.
Apresente o texto em forma de breve
resumo e explique as razões de sua
escolha. Leia ou conte em voz alta
e destaque o que achar interessante.
Garanta um tempo para conversar
livremente sobre o texto ou até mesmo
para relê-lo. Faça isso com várias histórias.
Depois que as crianças já conhecerem
um bom repertório de memória, reúna-as
em uma roda e peça a um voluntário
da própria turma que conte uma história
para os colegas. Grave a narração e avalie
com todos: “É possível escutar?”, “Precisa
de fundo musical?”, “Tem muito ruído?”
Caso precise de um ambiente mais
silencioso, por exemplo, providencie
uma sala com uma acústica melhor.
Considerando todas as colocações, ensaie
com os pequenos e grave todas as histórias
em uma fita. Compare o resultado inicial
com o final e discuta. Está pronto um
presente para uma outra turma da escola.
Planeje uma data para a turma entregá-lo.
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
De 15 a 40 minutos por dia.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
sobre o tema a ser tratado. Se for uma notícia,
por exemplo, é preciso um jornal ou uma revista.
Tapete, almofadas e material
OBJETIVO>
curiosidades e descobertas.
Falar e ouvir sobre sentimentos, emoções,
Esta atividade deve ser promovida diariamente, de preferência antes
de todas as outras. Sentadas em círculo num lugar aconchegante, as
crianças falam de si, expressam sentimentos, opiniões e pontos de vista.
Em contrapartida, elas aprendem a ouvir os outros. Planeje a rotina
coletivamente com a turma, que decide a seqüência de ações e a
dinâmica do grupo. É um bom momento também para resolver
conflitos e para tratar de assuntos de interesse comum,
como uma notícia que está na mídia. É importante
que a roda de conversa aborde o que realmente
acontece entre as crianças, afinal
ela é um retrato de suas
relações sociais.
EDUCAÇÃO
INFANTIL
NOVA ESCOLA
INFANTIL
40 EDUCAÇÃO
NOVA ESCOLA
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fala é o principal instrumento
de comunicação das crianças
com os professores e seus
colegas. Porém, é recente a tendência
de torná-la um conteúdo na Educação
Infantil. Hoje se sabe que todos precisam
saber se expressar e usar a linguagem
em variadas situações comunicativas:
conversas, entrevistas, seminários,
ao telefone, entre tantas outras.
Para desenvolver a comunicação oral
desde cedo, é importante diversificar
os assuntos tratados em sala de aula.
O grupo pode discutir sobre uma
reportagem, um fato recente
ou até sobre um texto científico.
Trazer outras pessoas para bater
papo também ajuda. Uma advertência:
quando planejar, avalie se a situação
reproduz o que acontece na sociedade.
Fazer um rodízio para que todos
falem em uma roda de conversa,
por exemplo, é uma coisa que
não existe no mundo adulto.

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