terça-feira, 12 de outubro de 2010

TEXTO 5 LINGUAGEM ESCRITA

s crianças pequenas não vão
mais à escola apenas para
receber cuidados e brincar.
Hoje se sabe que na Educação Infantil
é possível pesquisar, fazer contas e
trabalhar com livros. Os especialistas
afirmam que quanto antes elas
conhecerem a linguagem escrita mais
possibilidades de inclusão terão numa
sociedade letrada. O objetivo nesta
fase não é, necessariamente, ensinar
a ler e escrever, mas proporcionar
a interação com a língua escrita.
Para isso, é fundamental selecionar
bons livros e evitar os textos simplificados
e infantilizados. Não há necessidade
de escolher um livro para ensinar algo
além da linguagem, como uma moral,
ou associá-lo a um questionário ou a
um desenho. A leitura tem valor em si.
CRISTIANE MARANGON
CONSULTORIA: BIA GOUVEIA, DO INSTITUTO AVISA LÁ, EM SÃO PAULO; PAULA
STELLA, DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PARA AÇÃO
COMUNITÁRIA, EM SÃO PAULO; E ROSEMEIRE BRAIT, DA ESCOLA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO INFANTIL INÊS DOS RAMOS, EM SÃO CAETANO DO SUL (SP)
revisões devem ser feitas. Marque as alterações com
caneta de outra cor. A pontuação ainda não é corrigida
por elas, pois é um conteúdo de que ainda não têm
domínio. É possível que a turma não perceba alguns
erros. Nesse caso, chame a atenção do grupo
perguntando se há algo para ser modificado.
No último dia, coloque de novo o texto já corrigido
no retroprojetor. É importante voltar ao trabalho
inicial (o texto que elas ditaram para você) para
que a turma compare com o produto final e perceba
a importância da revisão e que aspectos do texto
foram modificados. Repita esse procedimento com
mais três ou quatro contos. Depois, você pode
montar um livro para ser doado à biblioteca
ou ser dado de presente para os pais.
IDADE>
5 anos.
TEMPO>
30 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
com 20 por 12 centímetros, caneta
hidrocor, régua, tesoura, saco plástico e botões.
Pedaços de papel cartão
OBJETIVO>
próprios por meio de jogos.
Ler e escrever usando os nomes
Quadricule os pedaços de papel cartão. Os espaços
devem ter 5 por 2 centímetros. Escreva os nomes das
crianças aleatoriamente nas cartelas e distribua. Lembrese
de que elas devem ser diferentes umas das outras
para que todas as crianças não ganhem juntas. Escreva o
nome de cada uma em pedacinhos de papel e coloque-os
dentro do saco. Sempre utilize letra bastão maiúscula.
Sobre as mesas, coloque punhados de botões que serão
usados como marcadores. Comece o jogo sorteando
um nome. Dê um tempo para que todos procurem nas
cartelas. Se você tiver crianças não-leitoras, escreva o
nome sorteado no quadro para que elas possam procurar.
Ganha quem conseguir preencher a cartela primeiro.
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
De 20 a 30 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
por 7 centímetros, lápis ou canetas hidrocor,
etiquetas ou tiras de papel e fita adesiva.
Pedaços de papel cartão com 20
OBJETIVO>
para identificar o material pessoal.
Ler e escrever os nomes próprios
PREPARAÇÃO>
quando a turma tem novos materiais, como
cadernos e pastas, escreva nos pedaços
de papel cartão o primeiro nome de cada
criança com letra bastão maiúscula.
No começo do ano letivo,
Entregue a cada criança o cartão com o nome
dela, etiquetas e lápis ou canetas hidrocor.
Cada uma escreve o próprio nome com
base no modelo fornecido por você e, depois,
etiqueta o material. Ensine à turma onde
e como colar. Caso utilize tiras de papel,
oriente a turma a fixá-las com a fita adesiva.
IDADE>
5 anos.
TEMPO>
De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
de transparência, canetas de duas cores
para retroprojetor, lápis e papel.
Retroprojetor, folhas
OBJETIVOS>
conhecido; produzir textos orais com destino escrito;
revisar; e apropriar-se da linguagem escrita.
Criar uma nova versão para um enredo
Peça às crianças que elejam uma história de que
gostem e que seja conhecida de todas. Quando
chegarem a um consenso, elas a recontam e depois
ditam o texto para você escrevê-lo no quadro-negro.
Após essa etapa, você passa essa história para a
folha de transparência exatamente com os termos
que elas usaram. No dia seguinte, coloque o texto
no retroprojetor e leia. As crianças apontam quais
KARINE BASILIO PEDRO MOTTA
EDUCAÇÃO
INFANTIL
NOVA ESCOLA
INFANTIL
42 EDUCAÇÃO
NOVA ESCOLA
43
IDADE>
5 anos.
TEMPO>
Variável.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
e um acervo de bons livros.
Um mural, lápis, papéis
OBJETIVOS>
leitor; fazer um intercâmbio cultural; e criar uma
comunidade de leitores.
Desenvolver o comportamento
Peça às crianças que pensem num livro de
que gostem muito e que desejem recomendar
aos colegas de outra classe. Elas farão isso por
meio de recados que serão colocados num mural,
que deve estar num local comum às turmas de toda
a escola. Se a garotada ainda não souber escrever,
todos ditam o texto e você escreve. Funciona assim:
o Jardim A, por exemplo, indica um livro para
o Pré B. Este, por sua vez, pode dizer se gostou ou
não e também recomendar outro livro. A atividade
deve ser feita com grupos que já tenham certa
familiaridade em ouvir histórias. Reserve um dia na
semana, durante um semestre, para este trabalho.
IDADE>
5 anos.
TEMPO>
De 40 a 50 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
(não misture objetos com animais, por exemplo)
e letras bastão maiúsculas móveis. Providencie uma
quantidade maior de alfabetos do que os grupos da sala.
Figuras do mesmo campo semântico
OBJETIVO>
Escrever com a ajuda de letras móveis.
Divida a turma em grupos de quatro. Se não
for possível, trabalhe em duplas. Cuide para
que as crianças do mesmo grupo tenham níveis
de aprendizagem parecidos (assim, evita-se que
uma faça toda a tarefa). Entregue algumas ilustrações
para cada grupo e peça às crianças que escrevam
o nome da figura. Seu papel, enquanto elas escrevem,
é fazer pequenas intervenções quando necessário
e anotar como elas estão escrevendo para saber
o quanto cada uma ainda pode avançar. A lista
de nomes, os cartazes e os textos que ficam na
sala de aula servem de apoio nessa hora. Se puder,
mantenha as letras organizadas em uma caixa
para as crianças as visualizarem melhor.
ou endereços e datas de aniversário. Risque todos os outros
papéis da mesma forma ou tire cópias. É importante que os
espaços já estejam delimitados para facilitar a organização
na hora que as crianças forem completar. Peça à turma que
traga anotado o próprio número de telefone e o dia do
nascimento. Se precisar, envie um bilhete aos pais pedindo
essas informações. Se houver crianças que não tenham
telefone, elabore uma agenda com os endereços.
Mostre às crianças o lugar de cada informação escrevendo
os dados de uma delas no quadro. Cada uma deve copiar
essas informações no seu papel. No início,
você deve determinar a ordem na qual os nomes
vão aparecer, mas, à medida que o trabalho avançar,
é possível convidar a turma a pensar quem será
o próximo da seqüência. Para começar, será
apenas um nome a cada dia, mas esse ritmo
deve aumentar conforme a atividade se tornar
familiar. Por fim, organize as folhas de cada
um em ordem alfabética e grampeie.
Agora cada um tem sua agenda.
IDADE>
5 anos.
TEMPO>
30 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
Papel, grampeador e canetas ou lápis.
OBJETIVOS>
fazer cópia; usar uma agenda; familiarizar-se com
a escrita e obter informações sobre os colegas.
Ler e escrever usando os nomes próprios;
Liste em um papel o lugar onde vai ficar cada
informação da agenda: nomes, números de telefone
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
De 20 a 30 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
Acervo de livros, tapete e almofadas.
OBJETIVO>
escrita por meio de livros.
Familiarizar-se com a linguagem
Um requisito importante é ter um bom acervo
de livros, com histórias interessantes do ponto
de vista da linguagem. Veja a diferença entre
duas versões de
“Certo dia, em um reino distante, nasceu uma
linda princesinha, com os cabelos negros como
ébano, a pele branca como a neve e os lábios
vermelhos como sangue”. A segunda: “Nasceu
Branca de Neve, uma menininha muito bonita...”
Na primeira, você encontra uma história cheia
de detalhes. Na outra, a linguagem é pobre.
Escolha uma história e leia. É importante
conhecer o texto previamente para saber
que ritmo será empregado na hora da leitura.
Prepare o melhor clima para o momento da
atividade. Isso inclui uma sala com boa
acústica e uma apresentação envolvente.
Você deve mostrar às crianças o que está
lendo. Eventualmente, faça esta atividade
fora da sala, mas lembre-se de que, se
houver muita poluição sonora a atenção
das crianças tende a se dispersar.
Branca de Neve. A primeira:
IDADE>
A partir de 4 anos.
TEMPO>
Cerca de 15 minutos.
ESPAÇO>
Sala de atividades.
MATERIAL>
e giz de cera ou canetas hidrocor.
Folhas de cartolina, fita crepe
OBJETIVOS>
nomes próprios e identificar o nome dos colegas.
Aprender a ler e escrever usando os
PREPARAÇÃO>
chamada grande utilizando as cartolinas.
Escreva nelas os nomes de todas as crianças
em uma coluna, à esquerda. Risque outras
linhas verticais, à direita. Cada coluna será
destinada a um dia do mês. Cole os cartazes
na parede numa altura ideal para a turma.
Confeccione uma lista de
Logo no início do dia, reúna a turma sentada
em um semicírculo próximo aos cartazes.
Proponha que um voluntário vá até a parede
para ler o nome de cada um em voz alta
e verificar a presença ou a ausência dos
colegas. Os demais acompanham a leitura,
pois o escolhido pode não saber algum nome
ou se confundir. É comum isso acontecer
quando os nomes têm a mesma inicial.
É importante combinar com as crianças
a forma de marcar as faltas e as presenças.
Ícones, como estrelinhas ou bolinhas, podem
ser usados. No final, converse sobre quem
faltou e faça com a turma a contagem de
quantos foram. Você pode variar a atividade
fazendo sozinha a chamada ou pedindo
que cada um marque o próprio nome.
EDUCAÇÃO
INFANTIL
NOVA ESCOLA
INFANTIL
44 EDUCAÇÃONOVA ESCOLA 45

Nenhum comentário:

Postar um comentário